O lançamento da Rota do Cacau promete gerar emprego e renda para os municípios da região Transamazônica.
Conhecido por suas grandes lavouras de cacau, a Bahia ganha destaque por ser um eximio produtor deste tão importante fruto. Mas se engana quem acha que é o estado, o maior detentor de produção deste tão importante insumo para a produção de chocolate, iguarias e até mesmo cosméticos. É o Pará, que detém o título de maior produtor de cacau do Brasil, com mais de 50% da produção nacional.
Entre os municípios que se destacam na cacauicultura paraense, Altamira, no Sudoeste, é protagonista. E não apenas no plantio ou pela qualidade de suas amêndoas.
Investimentos em tecnologia, priorizando o cultivo sustentável, incentivo a pequenos e grandes produtores, além do fomento ao turismo na região, abrem caminho para mais um passo no setor. E é justamente através do turismo que uma nova empreitada avança no município, com um projeto pioneiro em toda a região Norte.
Criada pela Prefeitura de Altamira, a ‘Rota Turística do Cacau ao Chocolate’ é um mapa exclusivo, desenvolvido para facilitar a descoberta das fábricas de chocolate locais, proporcionando aos moradores e turistas uma experiência única. O projeto tem parceria de iniciativas como Viverde Amazônia e Xingu Adventure.
Depois de ser lançado com sucesso em Altamira, o projeto cruza mais de 830 quilômetros com destino à capital paraense. Em Belém, a Rota, liderada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), foi lançada, reunindo diversos nomes importantes do turismo e da agricultura.