Você talvez conheça o Claudomiro político, prefeito do maior município do Brasil, mas, agora, permita-me te apresentar o Claudomiro que, assim como você, ama Altamira e deseja cada dia uma cidade melhor.
Sou filho de Célia Araújo da Silva (Dona Santa) e de Lauro Gomes dos Santos. Sou pai do Vinícius e casado com a Apoliane Gomes. Nasci no dia 2 de maio de 1968, na Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio. A minha infância não foi fácil, a começar pelo meu nascimento, devido às adversidades.
Ainda bebê sofri com malária enquanto minha família enfrentava a difícil missão de recomeçar a vida na comunidade Nova Esperança.
Já na zona urbana de Altamira, as condições financeiras de minha mãe e a fome me forçaram a provar do trabalho nas ruas aos 5 anos de idade, para vender bolos, preparados com todo carinho do mundo que só minha mãe sabia fazer.
Essas experiências me mostraram desde a juventude o verdadeiro valor do trabalho e o significado do esforço, com que carrego em minhas veias até os dias de hoje.
Enquanto trabalhava para ajudar minha mãe, nunca deixei de sonhar. A educação era uma luz no fim do túnel, uma promessa de que, com dedicação, eu poderia alcançar algo melhor.
Com muito esforço, estudei e conquistei o diploma em Letras, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), da qual anos mais tarde seria coordenador. Essa é uma conquista que me enche de orgulho até os dias de hoje. Todos os sacrifícios valeram a pena.
Assim como você, sou um altamirense apaixonado por essa terra e sempre quis cuidar melhor da cidade e principalmente das pessoas, por isso, coloquei-me à disposição para concorrer a Prefeito de Altamira.
Confesso que fiquei surpreso, afinal, em 1997, era apenas um jovem de 28 anos, eleito gestor do maior município do mundo, naquela época. Mas, nunca quis a política como ferramenta de poder, influência ou coisa do tipo.
Ao governar a cidade da minha história, coloquei o ser humano em primeiro lugar, não via o mandato de prefeito como apenas um cargo, via como a concretização de um sonho e fazer com que nenhuma criança passasse pelas dificuldades que um dia eu enfrentei.
Meu mandato foi marcado por inúmeras realizações, conquistas e muito trabalho, apesar dos obstáculos da época. Gerei empregos, realizei o primeiro concurso público da história de Altamira, construí a praça do Mirante e o Ginásio Poliesportivo da Brasília.
Tenho orgulho também de ter aberto a estrada para o Assurini, onde também coloquei a balsa para facilitar a travessia para a região, instrumento importante até os dias de hoje para o escoamento dos produtos daquela rica localidade.
Dentre tantas conquistas me orgulho, principalmente, de ter criado o revolucionário projeto ‘Esperança’, responsável por tirar centenas de crianças das ruas com a oferta de atividades educativas. Foi a forma que encontrei para que nossas crianças tivessem a infância digna que a mim foi escassa.
Em outras oportunidades, coloquei-me à disposição, mas a população entendeu que não era o momento, por isso dei uma pausa. Precisava de um tempo para refletir e entender mais sobre seus anseios para retornar ciente das reais necessidades de um município único como o nosso, pois poderia caber a mim a missão de libertar Altamira.
Vítima de uma política que não valorizava as pessoas, enfrentamos tempos de pobreza, elevada taxa de desempregos e alarmante cenário de suicídios de nossos jovens. Altamira estava se perdendo, justamente pela falta do amor que devemos ter ao próximo. E foi o amor que me trouxe de volta. Em 2020, você me deu a oportunidade de ser, pela segunda vez, prefeito da nossa cidade, com 26.950 votos, feito histórico na região. Sou imensamente grato a cada um de vocês que confiaram em mim. Mas, não seria uma missão fácil.
Enfrentei um desafio que nenhum político altamirense jamais passou, proteger a vida das pessoas contra uma pandemia mortal. Isso sem contar com a desestruturação da prefeitura que contava apenas com duas ambulâncias. A sede do maior município do Brasil esvaziada, destruída e desorganizada.
Para começar a trabalhar tive que reorganizar a casa, literalmente.
Com a ajuda de parceiros incríveis, salvamos vidas, fortalecemos a economia, resgatamos a promoção social de Altamira. Fruto de muito trabalho, esforços e batalhas que me faltam palavras para descrever, superamos, vencemos e avançamos.
A realidade do nosso município, hoje, é outra. Me orgulho de ter construído três Escolas em Tempo Integral e reestruturado a educação de nosso município, justamente a área que me trouxe até aqui.
Me orgulho da criação de projetos sociais como o ‘Bênção’ e o ‘Manus’, que estão colocando comida na mesa e gerando oportunidades para a juventude. Também tenho orgulho de ter trazido de volta o ‘Esperança’, aquele mesmo que foi uma das marcas do meu primeiro mandato.
Me orgulho dos grandes eventos, como o Festival Internacional do Chocolate e Cacau, o maior da América Latina, além de ter revitalizado a praia do Massanori. Muito em breve, Altamira receberá de volta a área da Lagoa, com um parque. Investimos em ações e obras que melhoraram significativamente nossa cidade.
Minha história de vida e de adversidades, a determinação e o amor que sinto por Altamira, me fazem ter a certeza de que estamos e devemos continuar no caminho certo e te convido a fazer parte dessa história.